Quinta-feira, 10 de Setembro de 2009

Especial Regresso às Aulas - Cabelo Maravilhoso em Tempo de Aulas


 

Os cabelos, tal como as roupas, são uma maneira de afirmar o teu estilo e a tua personalidade. Para que a tua "crina" dê o melhor de si  mesma é preciso de mimá-la.

 

  

 

Cuidados adpatados

 

Cabelos Oleosos

 

Quer seja por causa das hormonas, do stress ou da poluição, o teu couro cabeludo produz muito sébum. É preciso cortar o "mal pela raiz" regulando a produção de sébum com uma máscara à base de argila verde. Deixa-a 10 a 20 minutos no couro cabeludo (atenção não coloques nas pontas) e enxagua abundantemente. Em relação ao champô: compra dois diferentes. Um champô suave e um de tratamento, especial para cabelos oleosos. Alterna-os, uma numa lavagem e o outro na lavagem seguinte. Se tens raízes oleosas e pontas secas, aplica o champô adequado e não te esqueças de nutrir as pontas com produtos específicos.

 

 


Cabelos Secos

 

Quer seja pela sua natureza quer seja pelas repetidas agressões exteriores, os teus cabelos não têm sébum. É necessário hidratá-los. Para isso, deves aplicar  várias vezes por mês, máscaras e bálsamos nutritivos à base de óleo (de jojoba, de azeitona) ou de manteiga de karité. Durante a aplicação, deixa-as agir o tempo indicado na embalagem e depois enxagua com bastante água. No que diz respeito ao champô, prefere um especial para cabelos secos sempre acompanhado de um amaciador. Neste caso, convém evitar os secadores, sobretudo com uma temperatura muito alta. Também não são aconselháveis os brushings, os produtos para desfrisar e as colorações.

 

 

Cabelos finos e frágeis

 

Os teus cabelos não têm nem força, nem volume. É preciso cuidar deles dando-lhe volume, com um champô específico. Trata deles com produtos para cabelos lisos e finos. Depois, durante a secagem, baixas a cabeça, separas as raízes com os dedos e efectua pequenas massagens no couro cabeludo. Quando o secador é utilizado, deve estar regulado a um temperatura média e não deve ser muito encostado à cabeça. Quando ergueres de novo a cabeça, só te resta domar a cabeleireira ao teu gosto. Está o truque realizado!


 

 

Caspa

 

A caspa é causada pela queda excessiva das peles mortas do couro cabeludo. Há duas espécies de caspa. A primeira é seca e solta-se facilmente: e, assim, as roupas pretas ficam salpicadas de "neve". A segunda é gordurosa, cola-se ao couro cabeludo e provoca comichão. É necessária a aplicação de um champô adequado. Se tens alguma preocupação a este respeito, consulta um dermatologista. De uma maneira, evita usar gorros e chapéus, não faças muitas colorações porque secam e irritam o couro cabeludo e evita coçar-te. Sabes uma coisa? Para lutar conta a caspa, as mulheres da América Latina utilizam lava (podemos encontrá-la em lojas bio). Os seus agentes de espuma libertam o couro cabeludo das impurezas e do excesso de sébum preservando a epiderme.

 

 

Às escovas!

 

Esse gesto quotidiano é um verdadeiro cuidado de beleza. Permite que os óleos naturais do couro cabeludo se espalhem pelo resto do cabelo para o nutrir. Além disso, os pêlos da escova estimulam a micro-circulação do couro cabeludo. A escovagem liberta o cabelo das impurezas e das células mortas.

 

  • Limpeza: Todas as semanas retira os cabelos que ficaram na escova e mergulha-a  numa solução de água morna e sabão, escova-a com uma escova de dentes velha e deixa-a secar. Faz o mesmo com o pente.
  • Material: As escovas de pêlo de javali, naturais e muito resistentes, são as ideias. As escovas com pontas de metal agridem o couro cabeludo e partem o cabelo. As de pontas de plástico tornam os cabelos muito eléctricos.
  • Forma:  Utiliza uma escova larga e plana para os cabelos longos, uma pequena e plana para os cabelos curtos e uma pequena e redonda para os cabelos encaracolados. Para os brushings investe numa escova circular.

 

Produtos de Cabelo

 

Escolher produtos adequados ao teu cabelo é muito importante. Quando estiveres a escolher, por que não pedir opiniões às tuas amigas, assim elas podem dizer quais produtos gostaram e quais não gostaram.
 

 

Penteados para tempo de aulas

 

Cabelos Lisos

 

 

(Para ver em maior carrega aqui)

 

Os penteados aqui mostro são todos muito simples de fazer, mas que ficam muito bonitos.

 

Cabelos Encaracolados

 

 (Em maior aqui)

 

Cabelos Curtos

 

(Em maior aqui)

 

Os cinco mandamentos de um cabelo saudável

  • Ter uma boa alimentação. Se tens os cabelos oleosos não comas muitas gorduras nem muitos açúcares. O equilíbrio alimentar evita que ele se torne baço! O consumo excessivo de lacticínios, café, guloseimas, charcutaria e carnes vermelhas favorece o aparecimento da caspa.
  • Cortar o cabelo regularmente (para o regularizar).
  • Não prender muitas vezes. Com o efeito, os elásticos e os ganchos fragilizam e partem o cabelo.
  • Evitar lacas e gel. Prefere a espuma em vez do gel e mesmo assim não abuses.
  • Banir o tabaco. Pouco a pouco fá-lo cheirar mal e torna-a cada vez mais baço.

 


 

publicado por Sofia às 13:16
link do post | comentar | favorito
3 comentários:
De Cutie a 10 de Setembro de 2009 às 21:19
Este post deu-me imenso jeito! Como tenho o cabelo liso às vezes perco a imaginaçao... passa no meu se puderes.
É novo!

XOXO


De RitaCasal a 11 de Setembro de 2009 às 10:37
amei o pot


De paula carvalho a 14 de Setembro de 2009 às 15:32
Boa tarde,
gostava de saber se estaria interessada em receber informações sobre cuidados pessoais.
Se estiver, por favor, entre em contacto comigo.
Obrigada,
Paula


Comentar post

.mais sobre mim

.Outubro 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30
31


.posts recentes

. Pausa Temporária! :(

. Prepara-te para o frio!

. Divulgações

. Resposta a RitaCasal

. Problem :( (Resolvido)

. Final do Especial Regress...

. Resposta a Kate

. Hospital Girls World :)

. O que levar na mala

. Especial Regresso às Aula...

.arquivos

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

.links