Domingo, 2 de Agosto de 2009

A Dieta (PARA ADOLESCENTES)

 A perspectiva de estar em fato de banho na praia não te entusiasma muito. Estás decidida a perder aqueles quilinhos a mais. Mas não cometas erros. Durante a adolescência  fazer dieta não é nada aconselhável.

 

 

Serás verdadeiramente necessário???

 

Faz lá um balanço. Porque é que queres emagrecer? Se é para ficares parecida com as top models, o melhor é esquecer. Essas raparigas estão na maior parte das vezes abaixo do seu peso normal. Calcula o teu índice de massa corporal (IMC). Se tens excesso de peso, no sentido médico, deves então perder alguns quilos (primeiro fala com a nutricionista). Mas, o que podes ter são 4 ou 5Kg acumulados ao longo do tempo. Deixaste de fazer desporto, zangaste com o teu namorado... Em suma, não te sentes bem no corpo. Não há necessidade de utilizar grandes métodos porque em pleno crescimento, uma dieta é desaconselhável e muito díficil de manter. Para se expandir, o teu corpo precisa de muitas vitaminas e dos minerais contidos nos alimentos. Porque não optar por uma alimentação equilibrada e uma actividade física que te permita manter uma silhueta perfeita.

 

Bem no prato e bem no corpo

 

Refeições variadas e equilibradas com lacticínios, carne, peixe, hidratos de carbono, frutas e legumes à discrição ajudar-te-ão a encontrar a tua linha perfeita. Mas não tenhas ilusões, tens de dizer adeus aos refrigerantes, às tabletes de chocolate e às batatas fritas. E faz exercício  para tonificar o corpo. E vais ver que, em poucos meses, perdeste aqueles quilinhos sem colocar a tua saúde em perigo.


Alguns conselhos

  • Não te prives de hidratos de carbono (massas, arroz...) mas evita juntar muita manteiga ou queijo ralado.
  • Bebe muito água, durante e fora das refeições.
  • Bebe sumos de fruta naturais que tu mesma podes fazer.
  • Não saltes o pequeno-almoço e evita petiscar fazendo um pequeno lanche (uma peça de fruta e um iogurte.
  • Além disso, podes dar férias ao elevador e passares a utilizar as escadas

Tretas

  • Não, os cremes anti-celulite não te fazem perder 5 cm de perímetro de coxas num mês. Desenvolves simplesmente os músculos das coxas praticando uma actividade física. E fazem com que fiques com uma bela pele lisa.
  • Não, as refeições empacotadas de substituição não fazem emgrecer  a longo prazo. Durante alguns dias, emagrecerás ferozmente mas, quando retomares as refeições normais, recuperás logos os quilos perdidos.

 

                                  

 

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*POST AUTOMÁTICO* (continuo de férias)

 

publicado por Sofia às 16:00
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