Quinta-feira, 20 de Agosto de 2009

Especial Regresso às Aulas - Como estudar melhor

Tens dificuldade em estudar, não sabes o que fazer e que método usar. Este é o post perfeito para ti!

 

 

 

(montagem exclusiva do blog Girls World, é favor não copiar)

 

Como escolher os locais de estudo

  1. Procura uma zona de trabalho calma e sem distrações;
  2. Optar por um local bem iluminado e com temperatura ambiente adequada;
  3. Manter o espaço arrumado e arejado, apenas com o material estritamente necessário.
  4. Evitar interferências do exterior (telemóveis, campainhas, televisão), bem como a presença de outras pessoas.

Nota pessoal: O meu local de estudo é o meu quarto, pois é o sítio mais de calmo para estudar. E o teu qual é?

 

 

 

Alimentação

 

Se não tiveres uma dieta saudável, o teu rendimento pode diminuir, por isso deves ter em atenção a tua alimentação:

 

  • Pequeno-almoço (em breve haverá um post mais detalhado) - Levanta-te com energia! Um bom pequeno-almoço deve conter cereais, fruta e leite.

 

  • Lanche - Come frutos secos, batidos, iogurtes e fruta. Evita bolos, doces e snacks, etc.

  • Chocolate - Um pouco de chocolate por dia, dá-te imensa energia e ajuda a reduzir o nível de stress.

 (Não aconselho a comer assim o chocolate (LOL) meti apenas esta foto porque achei engraçada)

 

Métodos de estudo

 

 

O trabalho em casa é muito importante para que possas consolidar aquilo que aprendeste na aula, mas não penses que com ele compensas a falta de atenção na aula, pois é aí que ocorre a aprendizagem mais significativa! Assim, deves estar sempre atento ao que o professor diz, evitando conversas paralelas, pois só deste modo ficarás a saber quais os pontos mais relevantes dos temas estudados  e como foram desenvolvidos. Deves participar sempre activamente na aula colocando questões, tirando dúvidas, retirando apontamentos e realizando todas as actividades que o professor te propõe. O teu caderno diário deve estar sempre limpo e organizado, o que traduzirá a tua atenção e empenho durante as aulas.

 

Como fazer...

 

 Apontamentos

 

  1. Ter o material em condições e junto a ti.
  2. Tentar perceber sempre a matéria antes de apontar.
  3. Seleccionar a informação, fazendo notas breves, procurando destacar as ideias principais e distiguindo  o tema e o assunto que estás a estudar.
  4. Organizar os teus apontamentos de forma clara e objectiva.
  5. Escrever pelas tuas próprias palavras aquilo que queres apontar.
  6. Tomar nota dos registos que o professor faz no quadro.
  7. Escrevre os apontamentos tentando utilizar a melhor caligrafia possível.
  8. Registar sempre os TPC.

  

Resumo

  1. Ler o texto atentamente.
  2. Identificar as ideias principais de cada parágrafo, sublinhado-as. *
  3. Escrever o resumo, evitando os pormenores inúteis, as repetições e utilizando um linguagem pessoal. Esta deve ser breve, conter apenas as ideias principais, claro e rigoroso.
  4. Corrigir o que achares necessário

*Em cada parágrafo existe, no geral, uma ideia principal.

*As ideias principais são genéricas e as secundárias mais específicas.

*Se juntares as frases que contêm ideias principais, o texto continua a fazer sentido.

 

 

Esquemas

  1. Definir as ideias principais.
  2. Definir as ideias secundárias.
  3. Escolher uma palavra ou frase curta que traduza as ideias principais e as secudárias (não te esqueças que o esquema deve ser breve.
  4. Escolher um esquema gráfico que apresente  essas ideias e as relações existentes entre elas - a organização do esquema é muito importante para que este seja perceptível.

 

Memorização

  • Organizar devidademente todos os materiais a memorizar;
  • Encarar a tarefa  com desconcentração e interesse, como se de um jogo se tratasse;
  • Ler atentamente o que há para memorizar, tantas vezes quanto forem necessárias;
  • Distribuir os assuntos por áreas vocabulares;
  • Arranjar siglas para ajudar na memorização (mnemónicas)
  • Criar rimas com os conteúdos a estudar;
  • Compor canções;
  • Imaginar histórias com as matérias tratadas;
  • Fazer associações de ideias, cores, gostos, etc.

 

 

 

Preparação para os testes

 

Antes:

  • Iniciar o estudo / a preparação para o teste com bastante antecedência
  • Organizar o tempo de estudo, elaborando um calendário / plano de trabalho, com horários e matérias discriminados;
  • Fazer um lista de objectivos progamáticos a alcançar;
  •  Pesquisar e recolher todo o material necessário ao estudo;
  • Organizar a matéria e iniciar o estudo através de técnica adequadas (sublinhar, fazer apontamentos, esquematizar, resumir, etc.);
  • Resolver exercícios ou imaginar perguntas possíveis e tentar dar-lhes resposta, despois da matéria assimilada;
  • Anotar dúvidas e voltar a estudar em função das mesmas

NOTAS:

-Evita situações de stress;

-Não deixes acumular a matéria

-Faz um estudo contínuo;

-Não estudes nas vésperas, recorrendo apenas à memorização, pois a matéria deve ser compreendida para ser assimilada

 

 

Durante:

  • Estar calma e confiante no teu saber;
  • Ler o teste atentamente até ao fim e esclarecer qualquer dúvida com o professor;
  • Escolher uma ordem para responder às questões, tentando resolver inicialmente as de menor dificuldade e posteriormente as mais díficeis;
  • Delimitar aproximadamente o tempo para cada pergunta;
  • Começa a responder às perguntas, deixando para o fim aquelas para as quais não se encontre resposta;
  • Elaborar um rascunho ou esquema para as questões de desenvolvimento;
  • Reler todo o teste no fim e assegurar-se de que as respostas estão claras e legíveis.

NOTA:

-Não faças batota nem copies! Quem estuda deve confiar no seu saber.

 

 

Após:

  • Arranjar forma de descontrair e não pensar no teste. O que está feito, feito está!
  • Ter pensamento positivo , quer tenha corrido bem quer mal;
  • Não desanimar, caso o teste tenha corrido mal, e começa a trabalhar para o próximo, após identificação e rectificação dos pontos que falharam no plano de estudo;
  •  Reflectir, depois de se ter conhecimento do resultado dos testes

NOTAS:
-Uma boa nota indica que o estudo foi bem conduzido e há que continuar.

-Um mau resultado implica uma reavaliação do plano de estudo e a revisão das matérias falhadas.

 

 

 

 

 

 

 

publicado por Sofia às 15:59
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.Contadores

Desenvolvimento de sites
Desenvolvimento de sites
online